14 de mai de 2015

CURSO DE ARTES VISUAIS DE MONTENEGRO PROMOVE CURSO SOBRE CINEMA, NARRATIVA E HISTÓRIA DA ARTE NA MODERNIDADE ‪#‎auergsservepramim‬


Entre maio e outubro de 2015, o curso de Artes Visuais da Unidade de Montenegro promove o curso ?Cinema e História da Arte na modernidade: Montagens, Ficções e Narrativas? sob a coordenação do professor assistente de História, Teoria e Crítica da Arte e Metodologia do Ensino da Arte e doutorando em Artes Visuais/ História Teoria e Crítica pela PPGA/UFRGS, Igor Simões.

Na cinematografia do século XX várias vezes a arte, seus procedimentos e seus artistas foram temas de filmes, assim como muitos filmes influenciaram e foram produzidos como procedimentos dentro do campo da arte. Abordar a história da arte por este viés é, antes de tudo compreender que a própria disciplina pode ser pensada como uam ficção. Explica-se: como a construção de formas de narrar biografias e obras de artistas que reiteradamente são expostos e se impregnam na noção de arte que operamos no cotidiano e, também nos estudos acadêmicos contemporâneos. Em um filme, uma das etapas indispensáveis é o processo de montagem. Ali, todas as imagens previamente existentes, captadas pelo olho da câmera são organizadas no intuito de produzir uma narrativa.

Todas estas indagações que trazem a este projeto tomam como ponto de partida duas instâncias indispensáveis da vida acadêmica em geral e do curso de Artes Visuais em específico: O Ensino e a pesquisa. Foi diante da curiosidade epistemológica dos alunos durante a disciplina de História e Crítica da Arte II, no segundo semestre de 2014 e, das pesquisas realizadas por mim, professor, pesquisador e proponente desta ação que chega-se a um dos objetivos principais desta empreitada: Possibilitar a continuidade dos estudos sobre a arte no século XX e relaciona-la com um enriquecimento do repertório dos discentes em um meio indispensável para compreensão deste momento histórico: O cinema e sua recorrência no pensamento do século findado há tão pouco tempo e ainda presente de forma subterrânea nas formas de conhecimento produzidas na contemporaneidade. No entanto, é também uma das premissas deste projeto que estes temas e deslocamentos de pensamento possam ser compartilhados com outros. Homens e mulheres da comunidade de Montenegro e região que possam interessar-se pelo tema e encontrar no projeto um espaço para construir conhecimento tendo a universidade como um ponto de referência na cultura da cidade e da região em que está inserida. O Projeto se desenvolverá a partir da indicação e disponibilização prévia aos inscritos de bibliografia e cópias dos filmes. Os filmes serão assistidos anteriormente aos encontros. Os textos disponibilizados também devem ser lidos antes de cada encontro com o fito de facilitar os debates e discussões que acontecerão nas datas estabelecidas no projeto. O curso conta ainda com as bolsistas Claudine Silva e Luana Silva. As inscrições podem ser feitas entre os dias 15 e 30 de maio, na secretária da UERGS, na Unidade de Montenegro.

Nenhum comentário: