Pesquisas das Artes da Uergs

 ...................................................................................................

Janeiro de 2013: participação da Prof.  Cristina Rolim Wolffenbüttel na atividade de capacitação do Pibid, na Unisc, em Santa Cruz do Sul, nos dias 9 e 10 de janeiro, com a oficina "Música, memória e folclore: relações interdisciplinares no cotidiano escolar". Esta atividade vincula-se às pesquisas desenvolvidas junto grupo de pesquisa "Arte: criação, interdisciplinaridade e educação", bem como à coordenação do Pibid, na Unidade de Montenegro.
  
http://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=327ad8347f&view=att&th=13bfe45748ad49fa&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9wJ6sxGoEN18LSss0--k71&sadet=1357218600262&sads=ONsjsDouETlvV5MdPSX8au_UZdM















...................................................................................................

17/12/2012 15:57 - Acadêmico do Curso de Música – Licenciatura da Uergs recebe prêmio na Univates

Ranielly Scheffer, estudante do Curso de Música – Licenciatura na Uergs em Montenegro, recebeu dia 13/12, um prêmio destaque pela apresentação de trabalho no VI Salão de Extensão da Univates. O estudante foi indicado ao prêmio com o trabalho Licenciandos em Música da Uergs: uma análise quanto à formação e atuação profissional.

O acadêmico obteve a nota máxima na avaliação tanto da elaboração do resumo, quanto da apresentação. Recentemente, Ranielly foi indicado ao Prêmio de Bolsista Destaque da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), também pela obtenção de nota máxima na apresentação do trabalho Atuação Docente: uma pesquisa quanto à atuação profissional dos licenciandos em música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Ranielly foi bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e, atualmente, é bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uergs/Capes e conta com a orientação da professora Cristina Wolffenbüttel. De acordo com a docente, a pesquisa desenvolvida por Ranielly é muito importante e está contribuindo, inclusive, para a reestruturação do currículo do Curso de Música – Licenciatura da Uergs.

................................................................................................... 

A Uergs estará participando do II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação (CICPG), o qual é sediado neste ano pela Unisinos, e que acontece de 3 a 5 de setembro, em São Leopoldo. Durante o evento, a Uergs terá um estande para que os visitantes conheçam a Instituição, suas Unidades e cursos.


Mais de 30 alunos da Universidade apresentarão trabalhos de iniciação científica durante o Congresso, que terá como membro da comissão organizadora Marc François Richter, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uergs. Professores da Universidade também participam na condição de avaliadores e/ou orientadores das apresentações dos alunos. O evento, que é integrado por todas as universidades da região sul do Brasil, tem mais de 1300 inscrições homologadas.
O evento é gratuito e aberto a estudantes de qualquer Instituição de Ensino Superior.
Mais sobre o CICPG 2012
O CICPG visa promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores e bolsistas de Iniciação Científica, colocando pesquisa e inovação em pauta. Objetiva também elevar a valorização de alunos de graduação e pós-graduação e divulgar pesquisas desenvolvidas por eles sob a orientação de professores-pesquisadores. Além de estimular a adesão de alunos à atividade de investigação, de acordo com a organização do evento esta edição busca discutir inovação, interação, dinamismo e respeito ao meio ambiente – em sintonia com os novos tempos e as novas tecnologias.
Durante a abertura, no dia 3 de setembro, Emerson da Motta Willer, coordenador técnico substituto da Coordenação de Cooperação Bilateral, responsável pelo Programa Ciência sem Fronteiras no CNPq, fará palestra sobre o referido programa de intercâmbio. Junto a esta palestra haverá falas de alunos da Uergs e da Unisinos, que fizeram estágio no exterior.

......................................................................................................


Clique na imagem para ampliarA Uergs, por meio da Pro-Reitoria de Extensão (Proex), estará presente no 30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) – Extensão, Memória e Patrimônio, uma homenagem aos 30 anos de encontros e interlocuções de saberes a partir da experiência extensionista das Instituições Públicas de Educação Superior da Região Sul.
O 30º Seurs será realizado em Rio Grande, no período de 3 a 5 de setembro de 2012.
Durante o evento, professores e alunos da Uergs que tiveram os trabalhos aprovados previamente estarão apresentando atividades de extensão.
Conheça os trabalhos da Uergs que estarão no evento:

MINICURSO
Título: Educação musical: diferentes tempos e espaços.
Coordenador da Ação de Extensão: Profa. Cristina Rolim Wolffenbüttel
Autores: Profa. Cristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel, Ranielly Boff Scheffer, Sophia Dessotti.
Resumo: o mini curso tratará de elementos da linguagem musical com vistas à inserção no âmbito escolar, considerando-se diferentes tempos e espaços das escolas. É uma das atividades extensionistas do grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (CNPQ), Unidade de Montenegro, intitulado Educação Musical: diferentes tempos e espaços

OFICINAS
Título: Panificação e salgados a base de soja
Coordenador da Ação de Extensão: Profa. Silvia Santin Bordin
Autores: Profa. Silvia Santin Bordin, Prof. Ernane Ervino Pfüller, Neura Grando dos Santos.
Resumo: Observamos uma população crescentemente obesa e com hábitos alimentares equivocados, com alto consumo de gorduras e carboidratos prontamente disponíveis, o que leva à obesidade e doenças relacionadas. Ao mesmo tempo somos segundo maior produtor mundial de soja, excelente fonte de proteína e sais minerais, além de fitoquímicos com função de prevenção de doenças, na alimentação animal ou produção de óleo. Por outro lado não temos o hábito do uso da soja na alimentação humana. Assim esta oficina se propõe a mostrar de forma clara e simples a incorporação da soja na alimentação humana e ao mesmo tempo falando dos seus benefícios.
Título: Educação ambiental para crianças Coordenador da Ação de Extensão: Prof. José Antônio Kroeff Schmitz
Autores: Prof. José Antônio Kroeff Schmitz, Jéssica Kalinka Luccas Troglio e Sabrina Beatriz Quoos
Resumo: Tendo em vista a crise ambiental que a humanidade atravessa, de proporções únicas, a Educação Ambiental tem emergido no cenário educacional como uma urgência e um imperativo. Não se pode mais falar em Educação sem que se fale em Educação Ambiental. Busca-se fazer com que crianças e adolescentes entendam a importância da sua responsabilidade na manutenção e preservação do meio ambiente. As ações de Educação Ambiental procuram realizar esse processo, com atividades que tornem o conhecimento mais acessível, utilizando uma linguagem adequada para as diferentes situações.
 APRESENTAÇOES DE TRABALHOS ORAIS
 Título: Estágio interdisciplinar: vivenciar, interagir e trocar saberes na produção e agroindustrialização rural.
 Coordenador da Ação de Extensão: Prof. Ernane Ervino Pfüller
 Autores: Prof. Ernane Ervino Pfüller; Neura Grando dos Santos, Moacir Joao Bombarda Andrea Ines Ferron, Prof. Cleber Rabelo da Roza, Prof. Silvia Santin Bordin.
 Resumo: Buscou-se construir uma ação de extensão universitária que possibilite uma relação frutífera de aproximação da universidade com a sociedade, mais precisamente com os locais e populações que trabalham e vivem no meio rural e que desenvolvem ou possuem com potencial na agroindustrialização na região do Corede Nordeste, através de vivência em alguns desses locais, assim como uma série de atividades que dialogam com a afirmação da agricultura familiar camponesa, tais como soberania alimentar, agroindustrialização e comercialização solidária. Até o momento realizou-se a apropriação sobre os temas em questão e realizou-se, preliminarmente, um diagnostico sobre as entidades que se envolvem com a produção e comercialização solidária. Foram também realizados alguns encontros na Uergs, com a participação dos bolsistas, voluntários e professores que integram esse projeto, representações das comunidades assistidas, agricultores experimentadores e o poder público, diretamente envolvidos com as temáticas do rural e do agropecuário.
Título: A inserção de estudantes de artes da Uergs em ações extensionistas: bolsistas Pibid/Capes na organização do XV Encontro Regional da Abem Sul.
Coordenador da Ação de Extensão: Profa. Cristina Rolim Wolffenbüttel
Autores: Profa. Cristina Rolim Wolffenbüttel; Adriano Seadi Kleemann, Diego da Rosa Salvador, Guilherme Antônio Stempkowski Garibotti, Norildo Pereira de Andrade, Alexandra de Castilhos Moojen, Patrick Aozani Moraes, Diewerson do Nascimento Raymundo, Marlise do Rosário Machado, Lucas Pacheco Brum, Tatiane dos Passos de Oliveira
Resumo: O trabalho apresenta atividades relacionadas ao subprojeto institucional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade em Montenegro, intitulado “Artista e Arteiro: ensinar com arte e aprender brincando. Educação Musical, Artes Visuais, Teatro e Dança em Escolas Públicas de Ensino Fundamental de Montenegro-RS”. Foi contemplado com bolsas de iniciação à docência no Edital nº 001/2011, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes). Além de estar inserido no planejamento das atividades do Pibid/Capes, constitui-se uma das ações extensionistas do Grupo de Pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” (Uergs/CNPQ). O presente texto trata da participação dos bolsistas na organização direta do XV Encontro Regional da Abem Sul, ocorrido dias 24 e 25 de maio de 2012, em Montenegro. Apresenta as impressões e aprendizagens oriundas desta participação, aprofundando conceitos e práticas em Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e servindo para o aprimoramento da formação inicial destes estudantes.
Título: Ações de estudantes de licenciatura em artes – artes visuais, dança, música e teatro – no Pibid/Capes da unidade de Montenegro/Uergs
Coordenador da Ação de Extensão: Profa. Cristina Rolim Wolffenbüttel
Autores: Profa. Cristina Rolim Wolffenbüttel, Adriano Seadi Kleemann, Diego da Rosa Salvador, Guilherme A. S. Garibotti, Norildo Pereira de Andrade, Alexandra de Castilhos Moojen, Patrick Aozani Moraes,Diewerson do Nascimento Raymundo, Marlise do Rosário Machado,Lucas Pacheco Brum, Tatiane dos Passos de Oliveira
Resumo: O trabalho apresenta aspectos relativos ao subprojeto institucional da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro, intitulado “Artista e Arteiro: ensinar com arte e aprender brincando. Educação Musical, Artes Visuais, Teatro e Dança em Escolas Públicas de Ensino Fundamental de Montenegro-RS”. Foi contemplado com bolsas de iniciação à docência no Edital nº 001/2011, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Além de estar inserido no planejamento das atividades do PIBID/CAPES, constitui-se uma das ações extensionistas do Grupo de Pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” (UERGS/CNPq). Objetiva construir e desenvolver, junto a estudantes dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, ações pedagógico-artísticas em escolas públicas estaduais da cidade de Montenegro/RS, incluindo extensão, ensino e pesquisa, a partir de observações e planejamentos coletivos em artes. Pretende-se contribuir com a formação inicial de estudantes em arte, possibilitando um envolvimento direto com sua escolha pela docência específica. Do mesmo modo, a partir de observações, pesquisas e planejamentos coletivos em arte, pretende-se promover ações pedagógicas em arte em escolas públicas de Montenegro/RS, contribuindo com a formação inicial de estudantes do Ensino Fundamental
Título: Difusão da agroecologia no noroeste do Rio grande do sul.
Coordenador da Ação de Extensão: Profa. Danni Maisa da Silva
Autores: Profa. Danni Maisa da Silva; Bruno Rafael da Silva, Mastrangelo Enívar Lanzanova Janaína Tauil Bernardo, Aaron Concha Vasques Hengles, Vitor Hugo Gomes Passos, Nilse Tainara Hickmann
Resumo: Este trabalho apresenta a ação de extensão da Uergs, que desenvolve a difusão da agroecologia em duas escolas do noroeste gaúcho. Nas escolas é realizado um processo de difusão do tema através de diversas ações nas hortas escolares, baseadas em práticas sustentáveis de manejo. Também são realizadas palestras, reuniões e jogos difundindo-se o tema trabalhado paralelamente às questões ambientais, alimentação saudável e bem-estar, levando-se essas práticas para o cotidiano familiar dos alunos. Como resultados destaca-se a participação efetiva da comunidade escolar e a difusão da agroecologia.
Título: Difusão da agroecolgia e tecnologias de produção ecológica a agricultores familiares e a duas escolas do noroeste do rio grande do sul.
Coordenador da Ação de Extensão: Profa. Danni Maisa da Silva
Autores: Profa. Danni Maisa da Silva; Vitor Hugo Gomes Passos, Mastrangelo Enívar Lanzanova Janaína Tauil Bernardo, Aaron Concha Vasques Hengles, Bruno Rafael da Silva, Nilse Tainara Hickmann
Resumo: A agroecologia é a agricultura alternativa comprometida com a produção sustentável unindo associação e interação de diversos componentes formando uma cadeia produtiva, atribuindo renda garantida e melhor qualidade de vida a todas as pessoas que executam esta prática. O presente trabalho traz ao meio rural, formas ecologicamente sustentáveis e economicamente viáveis na produção olerícolas na região noroeste do Rio Grande do Sul, explanando conceitos e técnicas agroecológicas em escolas de nível fundamental, trabalhando diversas áreas da ciência e estimulando os alunos a seguirem os modos alternativos de produção, com a perspectiva de multiplicação do conhecimento adquirido nas palestras, cursos, gincanas e modelos agroecológicos elaborados nestas escolas para agregar seus conhecimentos. Difunde-se assim os conceitos e as técnicas aos seus familiares e pessoas do seu convívio social, fortalecendo e reforçando assim a agricultura familiar regional e respeitando o meio ambiente nos parâmetros de produção agrícola.
Texto: Proex/Uergs
Edição: Assessoria de Comunicação


  ...................................................................................................
Site da Uergs Professora da Uergs participa de encontro de ensino em Campinas


Clique na imagem para ampliarA professora da Uergs, Cristina Rolim, participou do XVI Endipe (Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino), no dia 26 de julho, realizado em Campinas pela Unicamp. Na oportunidade, foram apresentados alguns resultados de trabalhos referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), realizado pela Unidade em Montenegro.
O trabalho é um dos subprojetos da Uergs que fazem parte do Pibid, apresentando alguns resultados obtidos na Unidade em Montenegro. O objetivo desse projeto é desenvolver, com estudantes dos cursos de Graduação: Licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, ações de ensino e intervenção no contexto de escolas públicas estaduais da cidade. Para tanto, são realizadas observações junto ao contexto escolar, planejamentos coletivos em Arte e intervenções pedagógico-artísticas.
As ações do Pibid na Unidade em Montenegro são desenvolvidas nas escolas públicas estaduais Colégio Estadual A. J. Renner e Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos. Todas as atividades são supervisionadas pelos coordenadores do Pibid, envolvendo a coordenação institucional, coordenação de área, coordenação de área de gestão de processos educacionais e a supervisão das escolas.
Além das inserções nessas escolas públicas, os estudantes bolsistas desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo sua formação inicial. Por meio da participação desses alunos, pretende-se possibilitar um efetivo e direto envolvimento dos mesmos com sua opção pela docência específica em Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), comprometendo-os com sua escolha profissional e, dessa forma, contribuindo com a Educação Básica e a escolarização como um todo.

 ...................................................................................................




...................................................................................................

Em 11.fev.2012, conforme notícia no site da Uergs:

Tês novos Projetos de Pesquisa da Unidade de Montenegro foram aprovados nos últimos editais: 

Cristina Rolim Wonffenbüttel  - A educação musical no Rio Grande do Sul: investigando o
ensino de música em escolas públicas estaduais

Carlos Roberto Mödinger  - Os espaços de atuação profissional ocupados pelos egressos
do Curso de Graduação em Teatro - Licenciatura UERGS


Carmen Lúcia Capra - Experiência e ensino de arte

Nenhum comentário: